01. Conceitos e Importância do CEP.
C.E.P é a manutenção
do processo dentro das condições e comportamentos planejados, tendo como base
valores numéricos (estatísticos).
C.E.P é uma ferramenta que permite fazer um acompanhamento constante no processo de produção. Verificando se seu comportamento está de acordo com o planejado, atuando de forma preventiva.
Todos os processos apresentam variabilidade. Quando fabricamos um produto (bem ou serviço), as características deste produto irão apresentar uma variação inevitável, devido a variações sofridas pelos fatores que compõem o processo produtivo. Como já sabemos, estas variações podem resultar de diferenças entre máquinas, mudanças nas condições ambientais, variações entre lotes de matérias-primas, diferenças entre fornecedores, entre outras. Apesar de um esforço considerável ser especificamente direcionado para controlar a variabilidade em cada um desses fatores, existirá sempre a variabilidade no produto acabado de cada processo de uma empresa. Portanto, é importante que esta variabilidade também seja controlada, para que possam ser fabricados produtos de boa qualidade.
É importante verificar a estabilidade dos processos, já que processos instáveis provavelmente irão resultar em produtos defeituosos, perda de produção, baixa qualidade e, de modo geral, em perda da confiança do cliente.
C.E.P é uma ferramenta que permite fazer um acompanhamento constante no processo de produção. Verificando se seu comportamento está de acordo com o planejado, atuando de forma preventiva.
Todos os processos apresentam variabilidade. Quando fabricamos um produto (bem ou serviço), as características deste produto irão apresentar uma variação inevitável, devido a variações sofridas pelos fatores que compõem o processo produtivo. Como já sabemos, estas variações podem resultar de diferenças entre máquinas, mudanças nas condições ambientais, variações entre lotes de matérias-primas, diferenças entre fornecedores, entre outras. Apesar de um esforço considerável ser especificamente direcionado para controlar a variabilidade em cada um desses fatores, existirá sempre a variabilidade no produto acabado de cada processo de uma empresa. Portanto, é importante que esta variabilidade também seja controlada, para que possam ser fabricados produtos de boa qualidade.
É importante verificar a estabilidade dos processos, já que processos instáveis provavelmente irão resultar em produtos defeituosos, perda de produção, baixa qualidade e, de modo geral, em perda da confiança do cliente.
Resumindo:
“ Não
existem dois produtos iguais, quer sejam peças, serviços, relatórios ou
palestras”.
“ Um
processo sempre apresenta variação”.
“ Os
Produtos defeituosos são produzidos devido à presença de variabilidade”.
“ Os
processos que apresentam elevada variabilidade, em geral, tornam-se cada vez
mais complexos (retrabalho, rejeição e perdas)”.
02. Fatores de Influência e Causas de Variações.
Máquina – Método – Medida - Mão de
Obra - Meio Ambiente – Matéria Prima.
Máquina: Compreende todas as causas
referentes às máquinas ou equipamentos ligados ao problema como dispositivos, torquímetros, chaves, etc.
- O equipamento estava com manutenção adequada?
- O equipamento
vinha funcionando bem?
- Houve alguma
modificação recente?
- O equipamento é
adequado ao serviço?
Método: Compreende todas as causas
referentes aos procedimentos, seqüência de atividades, práticas usadas, etc.
- Esse método de trabalho é adequado?
- Está dentro dos padrões e regulamentos aplicáveis?
- Sempre foi feito desta forma?
Medida: Compreende todas as causas
referentes as medidas de monitoramento dos processos.
- A medida é
adequada?
Mão de Obra: Compreende todas as causas
referentes às pessoas ligadas ao problema.
- Falta
treinamento para a equipe?
- Falta habilidade
nos colaboradores?
Meio Ambiente: Compreende todas
as causas referentes ao ambiente de trabalho onde podem estar inseridas as
causas.
- Há presença de
sujeira, poluição atmosférica e/ou sonora etc?
- Há falta ou
excesso de iluminação, ventilação, umidade, calor, etc?
Matéria Prima: Compreende todas
as causas referentes à matéria prima, às informações aos insumos ligados aos
processos.
- O material está
de acordo com as especificações?
- Houve troca de
fornecedor?
- As informações iniciais estavam corretas?
“A variação é
inerente ao processo considerado e estará presente mesmo que todas as operações
sejam executadas empregando métodos padronizados”
Existem dois tipos de causas para a
variação na qualidade dos produtos resultantes de um processo.
Causas Comuns ou Aleatórias:. A variação provocada por causas
comuns, também conhecida como variabilidade natural do processo, é inerente ao
processo considerado e estará presente mesmo que todas as operações sejam
executadas empregando métodos padronizado. Quando apenas as causas comuns estão
atuando em um processo, a quantidade de Variabilidade se mantém em uma
faixa estável, conhecida
como faixa característica do processo. Neste caso,
dizemos que o processo está sob controle
estatístico, apresentando Um comportamento estável e previsível.
Causas Especiais ou Assinaláveis: As causas especiais de variação
surgem esporadicamente, devido a uma situação particular que faz com que o
processo se comporte de um modo completamente diferente do usual, o que pode
resultar em um deslocamento do seu nível de qualidade. Quando um processo está
operando sob a atuação de causas especiais de variação dizemos que ele está
fora de controle estatístico e neste caso sua variabilidade geralmente é bem
maior do que a variabilidade natural. As causas especiais de variação devem
ser, de modo geral, localizadas e eliminadas, e além disto devem ser adotadas
medidas para evitar sua reincidência. No entanto, na situação especial em que a
atuação da causa especial é benéfica, melhorando o nível de qualidade, deve ser
estudada a viabilidade da incorporação ao processo desta causa especial de
variação. Alguns exemplos de causas especiais de variação são a admissão de um
novo operador para a realização de uma tarefa, a ocorrência de defeitos nos
equipamentos, a utilização de um novo tipo de matéria-prima e o descumprimento
dos padrões operacionais.
03. Conceitos e Obtenção de Dados
Dados: São as informações que representam
a base para tomada de decisões confiáveis durante a análise de qualquer
problema.
Existem dois
tipos de dados a serem considerados para o controle estatístico do processo.
- Dados Discretos: Contagem ou atributos.
- Dados Contínuos: Dados de medidas.
“Os dados
utilizados no controle de torque são dados Contínuos”
População: Universo dos dados sob investigação
da qual são retiradas amostras.
Amostra: Grupo de elementos
retirados de uma população, com o objetivo de identificar características e
desempenho desta população.
Média Aritmética: Região de Distribuição de
freqüências onde se concentram a maioria das observações.
Especificação (Limites de Especificação): Requisito do projeto para aceitabilidade de uma característica de cada peça produzida, baseado no desenho funcional da peça e utilizado para verificar adequabilidade da peça.
Limites de Controle: Limites determinados com base na
variabilidade do processo produtivo. Dependendo do tamanho da amostra
utilizada, utilizado para verificar ou não a
presença de ou não de causas especiais de variação.
04. Medidas de Dispersão (Amplitude, Variança e Desvio Padrão)
Amplitude: Medida simples de dispersão dos dados, defini-se pela
diferença entre o maior e menor valor
amostral. É denotada pelo símbolo R (Ranger).
Variança: Representa a dispersão quadrática de toda a medição. Média da soma
dos quadrados dos desvios.
Desvio Padrão: Medida aritmética da dispersão (espalhamento) das medidas.
É a raiz quadrada da variança.
05. Gráfico X-R
A carta de controle, é simplesmente um gráfico de acompanhamento com uma linha superior (LSC) e uma linha inferior (LIC), em cada lado da linha média do processo (LM), todos estatisticamente determinados para monitorar, controlar e melhorar o desempenho do processo ao longo de um certo período, através do estudo da variação para manter o processo estável.
- Análise e controle do processo.
- Visualização de
mutações do processo: Causas Comuns e Especiais.
Carta de Controle Eletrônica |
06. Avaliação de Capabilidade de Processos Bilaterais.
É o processo que constrói a qualidade no produto. Então devemos saber se o processo é capaz de produzir qualidade suficientemente boa. O estudo da Capabilidade do processo é conduzido para analisá-la e determiná-la.
A capabilidade do processo fornece “a base para determinar se o processo é capaz de atingir o grau pretendido de qualidade de uma maneira estabilizada”. Assim, ela serve de fundamento para a segurança de qualidade. Pela condução do estuda da capabilidade do processo tomamos as ações necessárias para assegurar que o processo produz dentro do nível de qualidade pretendido. A ação corretiva inclui o aprimoramento do processo para maior eficiência, uma revisão dos métodos de controle para eliminar não conformidades e peneiramento. Mesmo o pessoal do chão da fábrica deve falar sobre a capabilidade do processo como ferramenta da avaliação do mesmo.
O índice de capabilidade do processo serve como base para determinar e as condições são satisfatórias. Matematicamente, a capabilidade do processo é definida como seis desvios padrão (6σ) e o índice de capacidade do processo é sua relação para com a faixa especificada.
O índice de CP relaciona a dispersão
dos valores com a tolerância especificada, isto é mede a variabilidade do
processo.
07. Índices de Capabilidades com Avaliação das Polaridades.
O índice de CPk nos permite avaliar se o processo está sendo capaz de atingir o valor nominal da especificação, já que ele leva em consideração o valor da média do processo. Logo, o índice CPk pode ser interpretado como uma medida da capacidade real do processo.
O índice de capabilidade com variação da polaridade leva em conta a centralização do
processo, relacionando a distância entre a média do processo com o limite de
especificação mais próximo, com a metade da dispersão total do processo.
08. Avaliação de Níveis de Capabilidades.
O índice de
CP relaciona a dispersão dos valores com a tolerância especificada, isto é,
mede a variabilidade do processo. Por outro lado, o CPk compara simultaneamente o seu
acerto ou regulação (medida central) e a sua variabilidade relativamente a
tolerância.
A capacidade
do processo será considerada satisfatória se quer o CP quer o CPk forem igual ou superiores a 1,33.
Nesta situação garante-se que a dispersão dos valores está contida nos ± 4σ da curva de
dispersão normal e que, para além disso, o processo se encontra centrado em
torno do valor ótimo.
09. Distribuição Normal.
A distribuição normal é usualmente empregada para valores ou
variáveis contínuos (indiscretos) . Ela tem uma forma de sino ou curva de
Gauss, é um tipo de distribuição na qual um grande número de observações
ocorrem em torno da média e em menor quantidade na área sob as extremidades.
Características: Forma de Sino, Simétrica em Relação a
Média, A Probabilidade Tende a Zero ns Dois Limites (Assintótica), A Altura é ordenada no Seu
Centro, Variação de Forma (CP) e Posição (CPk).
A distribuição está determinada quando a média e o desvio
padrão estão determinados. 99,7% de todas as medições em uma distribuição
normal irão ocorrer entre mais e menos três desvio padrão de distância da
média. Se por exemplo as leituras de diâmetro de uma peça fabricada em um
processo seguirem uma distribuição normal de média igual a 50mm e desvio igual
a 0,02mm, então:
50 + 3 X 0,02 = 50,06
50 – 3
x 0,02 = 49,94
Isto significa
dizer que, se o processo é estável, os diâmetros das peças manufaturadas neste
processo caíram na faixa entre 49,94 e 50,06 com probabilidade de 99,7% e as leituras de diâmetros fora desta faixa serão responsáveis por somente 0,3%.
10. Avaliações de Polaridades.
11. Exemplo de Cálculos.
Consideremos uma carta de controle com Limite Superior de Controle Especificado igual a 15 e Limite Inferior de Controle Especificado igual a 5.
Nível de Capabilidade (CP, CPK) = Aceitável com inspeção rigorosa.
12. Interpretação de Gráficos de Controle.
Carta de Controle.
A carta de controle, é simplesmente um gráfico de acompanhamento com uma linha superior (LSC) e uma linha inferior (LIC), em cada lado da linha média do processo (LM), todos estatisticamente determinados para monitorar, controlar e melhorar o desempenho do processo ao longo de um certo período, através do estudo da variação para manter o processo estável.
Principais Características.
A) Permite controlar o processo;
B) Permite perceber as condições dos processos baseando-se
nos movimentos dos pontos grafados.
C) Permite arrumar as datas em series temporais e lhe
permite verificar se a dispersão de datas é devida a causas acidentais ou a
causas assinaláveis.
Leitura do Gráfico de Controle.
O Gráfico de controle tem a linha central e as linhas de controle superior e inferior, onde as linhas de controle servem como referências para verificar a dispersão em torno da linha central.
Portanto se um ponto se um ponto for marcado fora destas linhas de controle, este ponto é chamado fora de controle. As prováveis razões por tal ponto fora de controle incluem:
Alterações devido a uma causa de mudança ou anormalidades
que tenham ocorrido durante o processo.
O critério para se julgar se um processo está em estado de controle (em estado estável) é descrito abaixo. O número de pontos a serem usados no julgamento deve ser de 25 ou mais.
A) Nenhum ponto deve estar fora dos limites de controle. Nos casos seguintes, no entanto, o processo deveria estar como em estado de controle.
A1) 25 ou mais pontos consecutivos estão dentro dos limites.
A2) Um ponto, em 35 pontos consecutivos está fora dos limites.
A3) Dois pontos, ou menos entre 100 pontos consecutivos estão fora dos limites.
B) Os pontos devem estar livres de tendências especificas quanto a localização.
A2) Um ponto, em 35 pontos consecutivos está fora dos limites.
A3) Dois pontos, ou menos entre 100 pontos consecutivos estão fora dos limites.
B) Os pontos devem estar livres de tendências especificas quanto a localização.
Tendência Especifica e Localização
do Ponto.
A) Corrida – Pontos que ocorram consecutivamente em um lado da linha central ( a rigor linha mediana) são chamados de corrida. O comprimento da corrida é o número de pontos que ocorrem consecutivamente de um lado.
B) Tendência – A subida ou descida gradual dos
pontos é chamada de tendência. Caso sete pontos consecutivos subam ou caiam
gradualmente considera-se o processo fora de controle.
C) Ciclo – Há vários ciclos. Identificar as causas de tais ciclos baseado em conhecimento técnicos é um método muito efetivo para a análise de processos. É bastante difícil determinar o ciclo; mas a observação do ciclo ao longo de muito tempo no gráfico de controle fará com que seja mais fácil determiná-lo. Quando se julga se o processo está em estado de controle ou fora de controle, tome cuidado com as causas dos ciclos.
D) Quando Ocorrem Pontos Consecutivos em um Lado da Linha
Central – Nos casos a seguir deve-se julgar o processo como fora de
controle.
10 pontos ou mais entre 11 pontos consecutivos.
12 pontos ou mais entre 14 pontos consecutivos.
14 pontos ou mais entre 17 pontos consecutivos.
16 pontos ou mais entre 20 pontos consecutivos.
E) Quando os Pontos Ocorrem Freqüentemente próximos à Linha Limite de Controle – Quando pontos de números
seguintes ocorrem distantes da linha central, a mais de 2/3 da distância da
linha de centro à linha limite de controle, deve-se julgar o processo como fora
de controle. Nos casos a seguir deve-se julgar o processo como fora de
controle.
2 pontos entre 3 pontos consecutivos.
3 pontos entre 7 pontos consecutivos.
4 pontos entre 10 pontos consecutivos.
F) Quando Todos os Pontos Ocorrem Próximos à Linha de Centro – Este processo, com tal gráfico, não é julgado como processo em controle. Se os pontos estiverem em estado de controle eles devem se distribuir ao acaso. Quando considerar uma distribuição confirmada pelas linhas de limites de controle a 3 sigma, a distribuição deve declinar gradualmente em torno da linha central. Assim sendo a distribuição de pontos é julgada como tendo uma tendência específica.
Índice de Capabilidade do Processo.
A capabilidade do processo fornece “a base para determinar se o processo é capaz de atingir o grau pretendido de qualidade de uma maneira estabilizada”. O índice de capabilidade do processo serve como base para determinar se as condições são satisfatórias. Matematicamente a capabilidade do processo é definida como 6 desvio padrão e o índice de capabilidade do processo e sua relação para com a faixa especificada.
Critérios para Determinação de Diferentes Níveis de Capabilidade.
CP ou CPk Inaceitável.
Caso tenha um processo, com o valor
de CP ou CPk considerado inaceitável, o setor
tem que analisar este processo e, tomar ação corretiva para um aprimoramento do
mesmo.
Parabéns Ely, gostei muito de ver a carta de controle eletrônica de análise estatística de processo que desenvolvi e implementei na Moto Honda, em seu artigo, ficou muito bom. (Marcio Adriano B. Frazão).
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